domingo, 4 de dezembro de 2011

O que faz o mundo girar... E afundar.

A razão por mais de 70% (e prevendo um dado otimista, ainda) das desgraças no mundo tem só um nome: Dinheiro. A falta dele ou mesmo a sua abundância. Nós assistimos isso a todo momento: É amante que assassina o marido após este ganhar na Mega-Sena, é o porquê de guerras e ataques entre nações, é motivo de fome até suicídio.
Caso esteja se perguntando, não sou nem um pouco de esquerda, ao contrário. Creio que viver numa sociedade capitalista ainda é mais vantajoso do que viver em uma socialista -Embora nunca tenha visitado Cuba ou Coreia do Norte para afirmar com tanta convicção. 
Não vou ser hipócrita. Gosto do que o dinheiro pode me proporcionar. Ele, mesmo que indiretamente, me traz momentos de felicidade e júbilo. Aprecio jantar em um bom restaurante em um domingo a tarde, adoro quando compro roupas novas e a maioria dos meus sonhos envolvem-no. Para começar, não estaria nem escrevendo neste Laptop se não fosse pelo dito cujo.
Sinceramente, porém, não me considero uma pessoa extremamente apegada a ele. Não ligo em gastar com o próximo, evito ao máximo pedir dinheiro aos outros e quando recebo troco - independentemente da quantia -, sempre o arremesso em qualquer espaço da minha bolsa, como se fossem realmente só papel. (Apesar de o último item provavelmente estar mais ligado com a minha personalidade desorganizada). 
É só que... Isso me indigna. Digo, o fato de notas de papel provocarem tanto tumulto. Essas notinha acabam, entretanto, valendo muito mais do que vidas.  O mais lamentável é saber que, no geral, para alcançar uma condição financeira  estável é necessário ter uma base, uma boa educação... O que nos leva novamente para o primeiro princípio. Ou seja, é injusto. 
A questão é: Compensa mesmo matar, sucumbir, ferir e/ou destruir por causa disso? Eu tenho a resposta: NÃO. Mas, mesmo assim, a humanidade continua cometendo tais absurdos, elevando o cifrão acima da moral. Afinal de contas, de acordo com a sociedade contemporânea, o segundo item tem menos valor.



I want to buy you something
 But I don't have any money
 No, i don't have any money

And if I had a car, I would trade in my car
 If I had a gun, I would trade in my gun

Nenhum comentário:

Postar um comentário